Por "acessórios" entende-se toda uma gama de componentes que têm a função de complementar racionalmente um
circuito pneumático, inserindo com sua função específica entre válvula e válvula, entre válvula e cilindro e
entre cilindro e ambiente.
Uma particularidade destes componentes é o acionamento automático do seu funcionamento, sem que haja qualquer
ação externa. Normalmente o repouso ou condição de trabalho é induzido pela presença ou ausência de pressão,
como no caso, por exemplo, da válvula de escape rápido que se auto pilota como um seletor, desviando o fluxo
quando o sinal chega e quando ele desaparece, ele se reposiciona usando o ar do escape. Outros componentes,
por outro lado, são inertes, ou seja, não possuem função interna variável sensível à pressão. Assim como os
silenciadores, distribuidores e reguladores de exaustão.
Temos então o caso dos reguladores de fluxo que, por analogia com os componentes eletrônicos, poderíamos
definir resistências variáveis. Têm função fundamental na regulagem das vazões, permitindo a realização de
temporizadores de boa precisão e a regulagem das velocidades dos cilindros.
As válvulas seletoras, com funções "E" e "OU", são por si só componentes com uma função lógica por vezes
indispensável e além disso, são construídas de forma a permitir altas taxas de fluxo que não podem ser
alcançados pela lógica pneumática clássica.
As válvulas de bloqueio, permitem que um cilindro seja travado na posição, evitando uma despressurização
repentina e acidental da câmara de pressão em caso de falta de ar fornecido. Na prática, é uma válvula
unidirecional operada por piloto, que intervém bloqueando a exaustão quando o ar piloto falha.
Por fim, as válvulas economizadoras são substancialmente redutoras de pressão que, aplicadas entre a válvula e
o cilindro, reduzem o consumo de ar, por exemplo, no curso de retorno, baixando a pressão de alimentação sem
penalizar a fase de escape, como ocorreria com o regulador de pressão comum.