Na realização de sistemas de automação pneumática é recorrente a necessidade de condicionar certos sinais para
um determinado uso. A Cobrasmam distribui uma série de componentes que contêm as diferentes funções
necessárias para obter um determinado resultado e os circuitos assim pré-fabricados permitem uma economia
considerável de tempo, espaço e dinheiro.
Os seguintes componentes fazem parte da série 900:
• Transdutores eletropneumáticos, que são usados para transformar um sinal pneumático em um sinal elétrico.
• Emissores de pulso, que transformam um sinal pneumático permanente em um pulso com duração ajustável de 0 a
10 segundos.
• Temporizadores (N.F. ou N.A.), que concedem ou removem um sinal pneumático após um determinado tempo
(ajustável).
• Antirrepetidores para comandos bimanuais, que permitem o uso seguro de comandos pneumáticos bimanuais (por
exemplo, 2 botões 3/2 vias N.F. a uma distância adequada) evitando sinais falsos em caso de mal funcionamento
dos botões ou dos próprios antirrepetidores.
• Flip-Flop: válvula 5/2 vias, acionada por um único sinal muda a saída de 2 para 4 e vice-versa a cada pulso.
Para um bom funcionamento é importante que a pressão de entrada seja igual ou inferior à pressão piloto. Os
drenos 3 e 5 não podem ser ajustados.
• Válvulas oscilantes, são 5/2 vias com conexões G1/8" que com o auxílio de 2 "NOT" montadas a bordo, acionam
quando a pressão da câmara de exaustão do cilindro conectado atinge o limite de intervenção "NOT".
• Amplificadores de sinal, válvulas 3/2 vias N.F. com conexões G1/8” que são conduzidos com sinais muito
fracos, em qualquer caso superiores a 0,05 bar.
• Arrancadores progressivos, dispositivos que, quando inseridos entre a válvula ou válvula solenoide e o
cilindro, permitem um enchimento gradual da câmara e um movimento de baixa potência do cilindro. O starter
consiste em um regulador de fluxo e uma válvula 2/2 vias N.F. com passagem nominal 6 mm. A válvula abre
totalmente a passagem quando a pressão no cilindro atinge 50% da pressão de alimentação.
• Dispositivos de baixa-alta pressão: inseridos no circuito pneumático entre a válvula e o cilindro, permitem
que este funcione a duas pressões diferentes, por exemplo, em caso de bloqueio, é possível realizar uma
abordagem de baixa pressão e, uma vez na posição desejada, com um sinal elétrico ou pneumático, trazer a
pressão na câmara do cilindro para o valor máximo disponível. Eles consistem essencialmente em um regulador de
pressão pilotado sem alívio.